ORTOPEDIA

Ortopedia

Página: Ortopedia

Categorias

O problema mais comum da coluna é o famoso bico de papagaio, o nome popular da artrose na coluna. Isto acontece porque com o envelhecimento o disco intervertebral reduz de tamanho, as vertebras se encostam, causando atrito entre os ossos, o que causa dor e vai tendo uma reação do corpo, que forma bicos de osso, realmente parecidos com um bico de pássaro. Outro muito comum é a inflamação do nervo ciático, que é o responsável pelo movimento das pernas, sai da coluna lombar, passa na região das nádegas e desce pela perna. Este nervo pode sofrer uma compressão pelo disco intervertebral e inflamar, causando uma dor muito comum em pessoas mais velhas, que espalha por toda perna.

Temos que imaginar a coluna como um empilhado de ossos, com músculos segurando a posição correta. Com o passar da vida estes músculos ficam mais fracos e pode acontecer dois tipos de desvio, a cifose e a escoliose. Cifose é quando a parte das costas na coluna fica curvada para frente, como se a pessoa estivesse sempre olhando para baixo. Se não tratada, vai ficando difícil de corrigir.

A escoliose é o desvio lateral da coluna, que causa um aspecto da pessoa torta, quando vista de frente. É fácil perceber este desvio quando olhamos os ombros da pessoa, sendo que na escoliose um fica mais baixo do que o outro. Este tipo de desvio vai ficando irreversível se não tratado.

O hábito de ficar mais tempo sentado causa uma pressão direta sobre a coluna lombar, pior do que quando se está em pé. Sem dúvida isto vai causando mais dores ao longo dos anos, uma fraqueza muscular progressiva, que muitas vezes demora para causar dor. E todo mundo só procura o médico quando tem dor, o que pode levar a casos mais graves, mais difíceis de tratar

O exercício de agachamento, usando um peso no ombro é um dos mais comuns de provocar lesão na coluna, devendo ser sempre supervisionado por um profissional de educação física ou fisioterapeuta, pois submete a coluna a uma sobrecarga instantânea, que pode ultrapassar o limite do corpo.

Corrida também aumenta o impacto na coluna, por isso é fundamental que a pessoa se prepare para realizar estes exercícios.

Existe um tipo de treino, cujo nome em inglês é Core Training (treinamento do eixo central), que tem como objetivo fortalecer os músculos da pelve, abdome e costas para permitir realizar outros exercícios, como corrida. Também existe o RPG (reestruturação postural global), que é uma fisioterapia específica para coluna, o Pilates, que treina abdome, coluna e postura, todos com muito foco em preparar a coluna e o corpo para as situações do dia-a-dia

A grande questão nas doenças de coluna é o tempo de evolução, que vai ficando mais difícil de tratar. Se a pessoa não tem dor, não consegue se dedicar ao tratamento, o resultado não aparece rápido e quase sempre só vai perceber quando é tarde demais. Temos observado ao longo dos anos as pessoas mais preocupadas em tratar, mas quase sempre porque viram algum familiar mais velho com o problema e ficaram assustadas, , não querem ficar iguai à avó, coisas do tipo.

Existem três etapas no tratamento de problemas de coluna, que se baseiam em dois critérios, dor e intensidade dos exercícios.

  • Fisioterapia: usado no inicio do tratamento quando há dor, compreende os aparelho de choque(Tens), ultrassom analgésico, laser.
  • RPG ou fisioterapia funcional: quando a dor já passou, se inicia os exercícios para fortalecer uma coluna que estava doente.
  • Pilates ou treinamento funcional com personal trainer: quando o paciente já está em boas condições e quer treinar para não voltar a ter crises de dor.

Na pergunta acima respondí.

Complementando, o importante é a intensidade e duração de cada exercício, cada pessoa  precisa compreender o limite do corpo, progredir lentamente, praticar exercícios com regularidade e ter o repouso entre uma atividade e outra.

 

A falta de cálcio pode causar uma fraqueza na coluna e fraturas, mas é mais comum na velhice, quando aparece a osteoporose, que é um enfraquecimento dos ossos e provoca fraturas pequenas, que vão achatando a couna, causando desvios e dores.

O problema é que os desvios na coluna vão comprimindo os nervos que saem entre as vértebras, causando uma fraqueza e dormência nos braços e/ou pernas. Isto vai provocar uma atrofia dos músculos, lentamente. É a chamada hérnia de disco

Todo mundo toma remédios que tem em casa para tratar uma dor nas costas ocasional. O problema é ficar tomando o remédio e não procurar o médico para descobrir o que está acontecendo. Se demorar muito, o desvio ou uma hérnia pode estar numa fase de difícil tratamento, ás vezes precisando até de cirurgia (5% dos casos)

Dr Fabiano Cunha, especialista em tratamentos para cartilagem.

Na artrose de quadril o tratamento com as injeções de Hialurônico tem mostrado um bom resultado no alívio das dores e melhora do movimento.

Para planejar seu tratamento preciso olhar algum exame seu do quadril, tipo rx ou ressonancia. Depois disso, podemos planejar a aplicação.

Este tratamento é realizado em um laboratório, onde um radiologista faz um ultrassom para achar o local correto da aplicação e eu aplico o lubrificante.

Aguardo o sr me mandar os exames, até breve

Dr Fabiano Cunha, especialista em tratamentos para cartilagem e artrose.

O tratamento com plasma rico em plaquetas é uma das opções para melhorar a dor causada pela artrose. Este tratamento ainda não tem liberação pela agencia nacional de saúde, mas existem vários estudos fora do Brasil mostrando bons resultados no alivio da dor. Fique claro que este tratamento não forma cartilagem, mas melhora a lubrificação do joelho. Existe outro tratamento com Injeções de Hialurônico, um lubrificante natural e tem mostrado um bom resultado no alívio das dores e melhora do movimento.

Para planejar seu tratamento preciso olhar algum exame seu, tipo rx ou ressonancia. Depois disso, podemos planejar o melhor tipo de tratamento.

Se for com células tronco, quem faz o preparo é uma  bióloga e eu faço a aplicação, na clinica mesmo.

Se for caso para Hialuronico, é feito no consultório

Aguardo o sr me mandar os exames, espero ter esclarecido, até breve